Solstício de Inverno
- Renata Araújo
- 22 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2025
O inverno é uma estação feita de silêncios férteis e escutas profundas. Que tal fazer hoje, antes de dormir, uma prece simples e sincera, como esta abaixo. Esse tipo de oração acalma a mente, serenando os pensamentos para o vir a ser.

O solstício de inverno começou em 21 de junho, marcando o momento do ano em que a noite é mais longa e o dia, mais curto.
Esse é o ponto em que o hemisfério sul está mais inclinado para longe do sol. Astronomicamente, o sol parece “parar” no céu por alguns dias antes de reverter seu caminho — daí o nome solstício, do latim solstitium (“sol parado”).
Esse alinhamento altera a distribuição de radiação solar sobre a Terra, influenciando os padrões climáticos e marcando a entrada da estação mais introspectiva do ano.
🧲 No campo magnético terrestre, o solstício pode influenciar a intensidade das correntes de ar e a circulação atmosférica, provocando alterações sutis na ionosfera.
A ionosfera é a seção da atmosfera onde há uma alta concentração de íons altamente carregados e, portanto, suscetível a mudanças dependendo de sua relação com outros elementos em seu ambiente. Desempenha funções importantes, como propagação de ondas de rádio, proteção contra radiação e fenômenos naturais.
Embora as variações sejam pequenas, nossos corpos, como sistemas bioelétricos ligados à Terra, captam esse ajuste natural. Somos, afinal, feitos do mesmo pó, da mesma água e do mesmo campo eletromagnético.
O campo geomagnético da Terra afeta nosso sistema nervoso, como foi compartilhado em um estudo de 2017 do Heart Math Institute.
“Todos os sistemas biológicos da Terra estão expostos a um ambiente externo e interno de campos magnéticos invisíveis flutuantes de uma ampla gama de frequências. Esses campos podem afetar praticamente todas as células e circuitos em maior ou menor grau. ”
As ressonâncias de Schumann (SR) são as frequências eletromagnéticas da cavidade da ionosfera terrestre. Impulsos eletromagnéticos, como os causados por flashes de raios globais, preenchem essa cavidade e excitam as ressonâncias de Schumann.
É por isso que somos influenciados pelo planeta e você, neste período, poderá sentir o chamado do recolhimento. O desejo de silêncio. A necessidade de voltar-se para dentro de si mesmo.
Que este início de inverno seja fértil em sabedoria, que o frio te leve mais fundo, e que a sua alma se aqueça no fogo invisível da presença silenciosa que nos habita.
Até breve! 🌻
***
✍🏼 Por Rê Araújo
Filósofa da alma















Comentários