top of page
4b333bda35c3374cf66f942d8f75f6ab.jpg
2.png

Que você possa desfrutar com sabedoria e lucidez de qualquer conteúdo deste local que, para mim, é sagrado!

Autismo "leve"

Atualizado: 17 de out. de 2025

Pessoas autistas podem apresentar sintomas diversos e infinitos e, justamente por isso, as dificuldades foram englobadas num continum espectral.


O autismo leve traz o peso (olha que antítese interessante!) da vida conturbada pelo diagnóstico tardio e o menosprezo da ignorância alheia. Existem uma série de sinais e sintomas que devem ser observados para concluir o diagnóstico de TEA - Transtorno do Espectro Autista.


Algumas pessoas denominam o autismo leve utilizando a antiga terminologia da Síndrome de Asperger.

🧩 Introspecção e problemas com habilidades sociais


Temos dificuldade para interagir com outras pessoas e, muitas vezes, nos comportamos de “forma estranha” em situações sociais, com atitudes e falas que não são as esperadas. Geralmente não temos amigos, pois temos dificuldades em iniciar e manter uma conversa, e em atender à expectativa de reciprocidade social esperada.


🧩 Comportamentos excêntricos e repetitivos


Podemos desenvolver um tipo de comportamento incomum e singular, que envolve movimentos repetitivos e estranhos como, por exemplo, torcer as mãos ou os dedos. Esses stims (estereotipias) ajudam na regulação emocional evitando o desencadeamento de crises chamadas meltdowns (colapso) ou shutdowns (desligamento). Crises recorrentes podem levar ao burnout autista, que é o resultado de um estresse crônico e se caracteriza por exaustão generalizada, perda de função e tolerância ainda mais reduzida a estímulos.


🧩 Práticas e rituais incomuns


Podemos desenvolver rituais que nos recusamos terminantemente a alterar, como nos vestir, obrigatoriamente, em uma ordem específica, por exemplo, ou nos sentarmos sempre no mesmo lugar e comer sempre as mesmas coisas. Isso e qualquer outra rotina serve para nos estabilizar e, impor novas regras nos desregula. Por isso, mudanças repentinas na rotina, surpresas e imprevistos geram instabilidade emocional e nos atrapalham a continuar o dia.


🧩 Dificuldades de comunicação


Muitos autistas apresentam dificuldade em fazer e manter contato visual ao falar com alguém, eu faço um esforço imenso para manter olho no olho por algum tempo (masking), mas é algo muito incômodo e que me desgasta bastante. Muitos tem problemas ao usar expressões faciais, gesticular e ajustar o ritmo e o tom da voz.  Compreender a linguagem corporal e a linguagem dentro de um determinado contexto pode ser desafiador. Costumamos ser muito literais e diretos. Piadas e entrelinhas também não são nada fáceis, mas costumo rir de coisas que interpreto literalmente e que não fazem sentido o que, obviamente, ninguém mais entende.


🧩 Interesses bastante focados (hiperfocos)


Temos interesses intensos e quase obsessivos em algumas atividades e áreas. Alguns em astrofísica, esportes, música, dinossauros, trens, mapas, maquiagem, animais, matemática, aviões, plantas... Falando do lugar de pessoa autista nível 1 de suporte, eu fico horas dedicada ao meu hiperfoco, esqueço de comer, de tomar banho, de me agasalhar, de dormir, é como se não existisse mais nada no mundo. Só percebo que já se passaram horas quando estou com náuseas ou quando alguém me obriga a sair (o que eu faço querendo voltar).


🧩 Habilidades e talentos


Muitos são excepcionalmente inteligentes, talentosos e especializados em uma determinada área, normalmente a do hiperfoco.


🧩 Problemas de coordenação motora


Nossos movimentos podem parecer desajeitados ou constrangedores. Normalmente esbarramos bastante e sempre temos roxos ou machucados.


Até breve! 🌻


***

✍🏼 Por Rê Araújo

Filósofa da alma


Comentários


bottom of page