Sobre filosofar
- Renata Araújo
- 4 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de out.
Partindo do princípio de que Filosofia significa amor e respeito pelo saber, podemos aproximar os ofícios do professor e do filósofo, sendo ambos agentes de orientação e instrução, com o objetivos comuns de promover discussões e reflexões que instiguem o indivíduo a pensar e desenvolver um raciocínio crítico.
Ambos têm, per si, a característica de promover o confronto de si mesmo em vários aspectos da formação do Ser Humano, incluindo a discussão de assuntos sensíveis considerados tabus e a autonomia do pensar.
Seria ousado de minha parte dizer que uma nação que não investe em educação técnica e para a vida, simultaneamente, mas instiga a competição, a ganância e o individualismo tem, como pano de fundo, o medo de perder o controle dos “rebeldes” e “hereges”, filhos desta pátria?
Aqueles que ousam pensar diferente, que ousam refletir sobre tudo e tirar próprias conclusões a partir de premissas quaisquer são os descendentes rebelados, as ovelhas negras desencaixadas da sociedade que tem governantes que controlam as massas através do medo. Estes excêntricos, são os diferentes, são os “malucos”.
Convido você a visitar frequentemente esse lugar de maluquice, de ser único, de pensar criticamente, de deixar registrado no mundo em nome de quê você veio, de fazer a diferença e contar uma história, a sua história de agente de transformação no mundo. Que seja ela narrada com propósitos nobres e que vise o bom, o belo e o justo.

Até breve! 🌻
***
✍🏼 Por Rê Araújo
Filósofa da alma
.png)



.png)





Comentários