top of page
4b333bda35c3374cf66f942d8f75f6ab.jpg
2.png

Que você possa desfrutar com sabedoria e lucidez de qualquer conteúdo deste local que, para mim, é sagrado!

Colocar o lixo pra "fora"

Atualizado: 17 de out. de 2025

A Terra é um ser vivo que tem seu pulsar, seus movimentos, seus ciclos, suas fases. Nosso planeta tem alma, tem vida em movimento oculto que deve ser aceito e respeitado como sagrado.


🌎 Quando nos colocamos como algo além da natureza, em algum momento nos sentiremos desconectados e começaremos a sentir saudade de algo que não sabemos bem o que é, mas sentimos a necessidade de fazer um movimento de volta. 


Esse retorno é um chamado da alma, um pedindo integração de si mesmo com a natureza interior e exterior. O mundo que habitamos é um reflexo de nosso interior. 


A Terra é o lar de todos nós e, se não começarmos a tratá-la com respeito, não teremos sequer o direito de reclamar as forças da natureza que surgirem como forma de reequilíbrio do sistema cósmico.


🐋 Temos a capacidade de causar danos e destruição generalizados ao nosso meio ambiente de várias maneiras. Matamos a Terra com o desmatamento, a poluição atmosférica, a acidificação dos oceanos e nem mencionei a violência, a miséria, a corrupção e todas as outras mazelas 🌪️


⚠️ Curiosidade❗Não existe um "fora"! Abaixo, em vermelho são satélites, em cinza são destroços e lixo em geral e em azul são estágios de foguetes. Você consegue ver tudo em tempo real acessando este site aqui!

Não existe isso de “colocar o lixo para fora” porque não existe um fora. Retiramos os resíduos que geramos do nosso campo de visão, e envenenamos solo, ar e água. Tem-se considerado a possibilidade de lançamento espacial do lixo, em rota de colisão com o sol.


Pensa comigo 👇🏼


🚀 O sistema de lançamento espacial mais bem sucedido e confiável de todos os tempos é o foguete Soyuz, que tem uma taxa de sucesso de 97% após mais de 1.000 lançamentos. No entanto, quando aplicamos uma taxa de falha de 2% ou 3% a um foguete carregado com todos os resíduos perigosos que se deseja lançar fora do planeta, temos a possibilidade catastrófica de ter esses resíduos espalhados nos oceanos, na atmosfera, em áreas povoadas, água potável, etc. Considerando que, só os Estados Unidos estão armazenando cerca de 60.000 toneladas de lixo nuclear de alto nível, seriam necessários aproximadamente 8.600 foguetes Soyuz para remover esse lixo da Terra. Mesmo se pudéssemos reduzir a taxa de falha de lançamento para 0,1% sem precedentes, isso custaria aproximadamente um trilhão de dólares e, com uma estimativa de 9 falhas de lançamento, levaria a mais de 27 mil quilos de resíduos perigosos sendo redistribuídos aleatoriamente pela Terra ☢️


⚠️ Sobre a imagem acima, não se assuste tanto (só um pouco), pois a escala engana. Os pontos têm uma distância grande entre eles, então os objetos não estão tão apertados assim lá em cima. O que não quer dizer que não devemos fazer algo à respeito!

Que a gente comece com coisas simples, como separando o lixo em sacolas, colocando em locais de descarte seletivo, ou mesmo entregando em corporativas. Uma vez que se consegue colocar um método para fazer esse processo de separação dos resíduos tudo fica mais simples e fácil. Faça do bom hábito um hábito permanente. Precisamos desenvolver urgentemente uma consciência mais sustentável. Não sermos indiferentes à nossa vida e as de outrem é o fluxo natural da vida.


Até breve! 🌻


***

✍🏼 Por Rê Araújo

Filósofa da alma


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page