Somos cultos?
- Renata Araújo
- 15 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Se a cultura de um povo diz sobre a a interação entre conhecimento, crenças, arte, moral, ética, leis e costumes, tendo como ápice a autorrealização do bicho homem, podemos pensar na interdependência dialética entre os homens e o meio em que o homem habita, sendo este, o mundo.
Essa interação dialética entre homem/mundo, onde o homem interroga o mundo para compreensão do funcionamento macro da existência e o mundo, por vez, interroga o homem sobre sua posição nesse espaço-tempo, ou seja, sobre sua postura em seu universo interior, seu microcosmo e os impactos no macrocosmo.
Podemos ir mais longe ainda, refletindo sobre como alcançaríamos o ápice cultural.
Talvez isso seja de uma grandeza com tantas variáveis que tenderia ao infinito. Diria eu que essa resultante seria atingida quando todos nós formos capazes de expressar, integralmente, a natureza do Ser Humano estabelecendo uma relação saudável, auto sustentável e não predatória no meio em que vivemos.
🙊Sem isso nossa totalidade cultural enquanto nação, está fadada à extinção. Saberes técnicos não nos fazem melhores do que ninguém!
É preciso aplicá-los, somados aos outros conhecimentos que nos qualificam culturalmente e, ainda, que isso seja com foco no futuro. Um futuro melhor! Não digo sobre o futuro de alguém especificamente, mas o futuro de todos, enquanto seres humanos, enquanto nação.
Sejamos protagonistas conscientes de nossas vidas e agentes de transformações positivas no mundo!
Até breve! 🌻
***
✍🏼 Por Rê Araújo
Filósofa da alma
Comentários